Atividades para Idosos e Jogos

Com o intuito de manter os nossos idosos ocupados, evitar o laxismo e prevenir o sentimento de solidão, o serviço de alojamento temporário e/ou permanente, da Casa de Repouso Anos Dourados, disponibiliza actividades / ateliers de Animação Sócio-Cultural, cujo objectivo se prende com a garantia de um envelhecimento activo e digno de bem estar e saúde física e mental dos nossos idosos.

Proporcionamos então:
Na área de animação:

Entre muitos jogos, o jogo da roda, do xino e do bowling, ou como as pessoas idosas lhe chamam, a Cantarinha, é o preferido deles.
É um jogo muito interessante, que proporciona momentos de diversão e interacção entre os nossos jogadores. Neste jogo todos podem participar até os mais dependentes, pois podem jogá-lo de pé ou sentado, visto ele só requerer força e movimento de braço.
É com muita alegria no rosto que os idosos atiram a bola e derrubam os pinos. São precisos dez pinos e uma bola.

Os idosos podem fazer eles próprios os materiais utilizados no jogo do Bowling.
Os pinos podem ser garrafas de água em plástico, ou latas de bebidas. As bolas podem ser feitas em pasta de papel (jornais, revistas), ou de meias velhas, fazendo uma bola de trapos.
Este Atelier de Jogos Culturais e Recreativos visa promover o convívio entre os residentes, realizando ao mesmo tempo estimulação cognitiva.

Também o Atelier de Artes visa proporcionar aos utentes a possibilidade de se exprimirem através das faculdades plásticas e dos trabalhos manuais (pintura, desenho, construções simples, colagens, dobragens, entre outras).

A expressão plástica têm ainda o objectivo de desenvolver a motricidade, a destreza e precisão manual e a coordenação psicomotora, aumentando a auto-estima e auto-confiança do idoso.

Aulas de Manutenção e Reabilitação Física – onde se realizam-se exercícios físicos, cujo objectivo é contribuir para a melhoria do estado de saúde do idoso, designadamente ao nível da:

  • Capacidade cardio-respiratória;
  • Tempo de reacção;
  • Força muscular;
  • Capacidade cognitiva;
  • Promoção das relações inter-pessoais;
  • Diminuição de patologias como a depressão e ansiedade.